Teletrabalho: Missão (Im)possível

Face aos recursos tecnológicos de que dispomos e a uma sociedade cada vez mais globalizada, o teletrabalho ganha cada vez mais expressão na sociedade.
O período de pandemia que atravessamos voltou a colocar-nos 100% em teletrabalho e, em muitos casos, a regressar à conciliação deste home office com os filhos por casa também. O Teletrabalho que vivenciamos atualmente é totalmente atípico e, consequentemente, mais difícil de tirar verdadeiras ilações sobre a satisfação, a produtividade e outras variáveis. Estamos a conciliar, o trabalho com a família, a educação dos filhos e a falta de liberdade para vivermos as nossas vidas de uma forma natural, fatores que enviesam a experiência de cada um e as conclusões das empresas como um todo.  
De qualquer forma, acredito que o formato “natural” do teletrabalho (fora deste contexto epidémico) e obviamente em determinados sectores, sofrerá um crescimento natural e começará a ter cada vez mais expressão no mercado de trabalho.
Esta metodologia de trabalho tem diversas vantagens, no entanto, também acresce desafios, quer para os trabalhadores, quer para os seus gestores e empresas.
Quando a casa é o local de trabalho, onde estabelecer a fronteira entre espaço profissional e espaço pessoal?
Informe-se sobre quais são os maiores desafios do teletrabalho e como poderá lidar com os mesmos:

Desafio #1 Separar Trabalho e Família

  • Estando em casa o dia todo, o risco das tarefas domésticas e profissionais se sobreporem e desordenarem aumenta, criando um maior sentimento de cansaço e frustração. Criar um horário com as tarefas diárias poderá ajudar a facilitar a organização.

Desfio #2 Espaço para trabalhar

  • Escolher uma divisão exclusiva para trabalhar, onde habitualmente não desempanhe outras atividades (como por exemplo dormir ou ver televisão);

  • Procure um local onde existam poucas distrações e interferência;

  • Dispor de materiais adequados de trabalho;

  • Decorar o espaço de trabalho ao seu gosto, de forma a criar o maior conforto possível.

Desafio#3 Foco e Produtividade

  • Diminua distrações digitais, televisão, interrupções com outras pessoas em casa;

  • Realizar o planeamento diário das tarefas de acordo com o seu próprio ritmo e preferências, por exemplo, colocando as tarefas mais exigentes para realizar de manhã, período em que normalmente temos maior energia.

Desafio# 4 Criar Novas Rotinas

  • Definir/Manter o horário laboral;

  • Retirar o pijama e vestir roupa adequada;

  • Manter um padrão saudável e regular de alimentação e sono;

  • Incluir o exercício físico no seu quotidiano.

Desafio# 5 Distanciamento Social

  • Estar em teletrabalho implica necessariamente um maior nível de afastamento, mas não é sinónimo de completo isolamento. Pode e deve manter contactos profissionais. Falar com outras pessoas irá ajudar não só a manter uma maior motivação, mas também a estar a par de assuntos normalmente abordados nas pausas realizadas no escritório. Sugere-se a criação de momentos de descontração, como por exemplo, criar rotinas de tomar café juntos (através de uma videochamada).
     

O desafio de trabalhar a partir de casa obriga-nos a introduzir uma nova rotina. Deixamos aqui algumas sugestões para que o seu dia-a-dia seja equilibrado entre trabalho produtivo e brincadeiras com os seus filhos:
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6651053774817239040



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=RXonsH1NOwM&t=373s

Por: Joana Carvalho

Partilhar

Posts em destaque