Redes Sociais e Emprego: Relação Amor e Ódio

As redes sociais estão, cada vez mais, a assumir um papel de destaque nas nossas vidas e as vantagens que as mesmas aglomeram são indiscutíveis.
As redes sociais tornam-se cada vez mais um veículo de comunicação, de demostração de preferências e competências e são, sem dúvida, um bom meio de acesso a uma nova oportunidade de emprego.
São várias as redes sociais nos dias de hoje, com milhões de utilizadores a partilhar informação. Se pensarmos no exemplo do LinkedIn, uma rede social totalmente dedicada ao mundo da empregabilidade, que permite a divulgação do perfil profissional, o destaque de competências, o pedido de referências e em simultâneo ficar a um click de uma nova oportunidade de emprego.
As outras redes, que poderiam à partida não serem tão associadas à empregabilidade, na verdade tornam-se como bons aliados de candidatos e empregadores ao evidenciar características mais pessoais e comportamentais, como é o caso do Facebook, do Twitter ou do Instagram, onde podemos demostrar os nossos gostos, hábitos, opiniões e exprimir a nossa criatividade.
São os principais líderes das gigantes tecnológicas a alertar para os perigos do mau uso destas redes. Na hora de as utilizarmos como aliados na procura de um novo emprego, não podemos esquecer o quanto estas podem ser perigosos e prejudiciais se não tivermos em conta, a forma e o conteúdo.
Para criar uma reputação online que tenha um impacto positivo na procura de emprego, recomendamos que tenha em consideração os seguintes aspetos:

 

Por Joana Carvalho

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