Testemunho da experiência de integração em tempo de pandemia

A pandemia do COVID-19 trouxe consigo muitos desafios para o mercado de trabalho, nomeadamente novas formas de integração nas equipas e o consequente remote work.
Começar uma nova função em condições normais já é um desafio, desde conhecer a empresa, os colegas, a hierarquia, até ao aprender a desempenhar as tarefas que nos são propostas. Com as novas circunstâncias, o desafio tornou-se muito maior e diferente.

Inicio de Março, lá fui eu todo expectante e curioso começar o meu estágio na Argo, a minha estreia na consultoria. Ainda nem me tinha habituado ao novo escritório e à rotina, eis que surge o inesperado Coronavírus a pedir-nos o favor de ficar em casa. Neste momento, a integração passou a ser virtual e o trabalho todo remoto. Bem, diga-se que novidades não faltaram neste início de percurso na Argo.

Confesso que, inicialmente, tive alguns receios, principalmente ao nível da aprendizagem e da adaptação à cultura da empresa, porque não há nada como a convivência pessoal para perceber o ambiente em que estamos inseridos. Contudo, foi precisamente este desafio que me deu a perceção da excelente cultura organizacional da Argo. A adaptação, o bom humor e a versatilidade de toda a equipa foi algo que me surpreendeu e motivou, rapidamente perceberam como se adaptar às novas condições e ser produtivos da mesma forma, o que foi uma grande aprendizagem para mim.

A verdade é que, apesar da distância, sinto-me perfeitamente integrado na equipa. Claro que a aprendizagem não é tão rápida e consistente como previsto, mas vou sempre fazendo tarefas novas e participando em projetos diferentes, o que me motiva bastante. Exemplo disto foi a oportunidade de participar no 1º Assessment totalmente virtual de um programa de talento jovem, onde o Zoom, que até agora era um completo desconhecido, se tornou um belo companheiro de projeto.

Percebi que o remote work não é algo que desgoste, pelo contrário, e a minha cadela Pipa está em total acordo. Na realidade, o tempo e dinheiro que poupamos em viagens de e para o trabalho, evitar o stress do trânsito e poder dormir mais 1h, são vantagens das quais gosto especialmente. No entanto, poder conviver com os colegas, abrir a janela do escritório no Porto e ver a maravilhosa Serra do Pilar sobre o Douro, é insubstituível.


Por Luís Soares

Partilhar

Posts em destaque