Resoluções Profissionais para 2021

Ano novo, vida nova! O início de um novo ano é sempre um momento importante para fazer balanços sobre como foi o ano anterior, reflexões sobre o que mudar e onde melhorar no ano que está a começar. Uma das resoluções com mais destaque na lista dos portugueses, ano após ano, é a mudança ou a realização profissional. 
Por norma, há uma grande expectativa e também pressa em mudar e em atingir os objetivos, mas muitas vezes criam-se metas irrealistas, que acabam por ser facilmente colocadas de parte, porque ignoramos o tempo e recursos necessários para a sua execução. Saiba quais são as 6 resoluções de ano novo que o podem ajudar a atingir o seu objetivo profissional.

1.Trace objetivos Profissionais:
A definição de objetivos ajuda-nos a traçar um trajeto para atingirmos as nossas metas.
Onde é que gostava de estar daqui a dez anos? Cinco anos? Um ano? Os objetivos ajudam a saber que direção tomar para uma carreira de sucesso. Além disso, estabelecer objetivos permite-lhe acompanhar o seu desempenho e se está mesmo a evoluir ou se é preciso fazer algumas mudanças.
Quando traçamos metas e objetivos para melhorar a nossa vida pessoal ou profissional, a metodologia SMART pode ser uma grande ajuda. Esta metodologia permite que durante a definição dos seus objetivos, tome consciência se é capaz de dar respostas às questões fundamentais na definição de objetivos:  S) (especificar) o que quero fazer?;   M) (mensurar) como vou avaliar se atingi o meu objetivo?; A (atingível) o objetivo esta ao meu alcance?, R (relevante), qual é a importância deste objetivo na minha vida? e, por último, T (temporal) quanto tempo vou demorar a alcançar este objetivo.
A obtenção dos objetivos, exige foco, disciplina e muita dedicação por isso encare sempre como uma ação desafiante que irá trazer benefícios a longo prazo.
 
2.Fortaleça o seu autoconhecimento/autoconsciência:
Estar atento à carreira exige autoconhecimento para podermos compreender melhor as nossas forças, fraquezas, pensamentos, crenças, motivações, valores e emoções. É fundamental sabermos o que queremos, quais competências podemos colocar em prática e quais nos faltam, percebermos o que nos diferencia e onde podemos melhorar. Estar atento à carreira também exige autoconsciência, para percebermos como afetamos os outros e como somos percebidos. Dessa forma, fortalecermos o autoconhecimento e a autoconsciência devem definitivamente fazer parte das resoluções do ano novo e ao longo da nossa vida.
 
3.Seja empreendedor:
A crise que estamos a viver criou e vai continuar a criar muitas oportunidades de negócio e por isso, mais do que nunca, vamos precisar de desenvolver soluções inovadoras que respondam aos constantes desafios que estamos a viver.  Todos os dias continuam a nascer novas empresas, impulsionadas pela vontade ou necessidade de encontrar uma nova fonte de rendimentos. São muitas as novidades nas tendências de consumo e estas obrigam (abrem uma janela de oportunidades) à reformulação e reorientação dos respetivos negócios como forma de sobrevivência e como forma de beneficiar de novas oportunidades que possam surgir como a entrega sem contacto de refeições, as entregas de compras sem entrar em loja ou as consultas de nutrição online.
 
4.Desenvolva as suas competências/aposte na formação:
Continue a aprender novas competências e torne-se mais competitivo no mercado de trabalho.  A verdade é que há sempre margem de progressão e haverá sempre algo a aprender ou conhecimentos a aperfeiçoar. Identifique uma ou duas áreas que poderá desenvolver e procure formações ou cursos para aprimorar alguma competência que seja útil para a sua posição atual ou para alcançar uma nova função.
Atualmente, existem diversas plataformas online – algumas até gratuitas – que permitem adquirir novas competências e solidificar as atuais.
 
5.Atualize o seu Currículo/LinkedIn:
É aconselhável ter sempre o seu currículo atualizado, principalmente porque lhe permite responder rapidamente quando surge uma oportunidade. Mantenha um currículo geral no seu computador para que possa atualizá-lo facilmente e constantemente e vá criando versões (short ou personalizadas) mediante as oportunidades a que se candidata.
Continue a apostar no digital, nomeadamente no seu perfil de LinkedIn, uma ferramenta em contínuo crescimento que facilita que os recrutadores cheguem até si, e se for aplicável, crie um portefólio online, para que o seu trabalho possa ser avaliado mais facilmente.
 
6.Invista em Networking:
Quer goste ou não, a rede de contactos – networking – ainda é das estratégias principais tanto para reforçar a sua carreira, como para encontrar emprego. Ou seja, o crescimento da sua carreira profissional tem como base as pessoas que conhece. Independentemente da longevidade da sua carreira, mantenha uma relação próxima com os seus contactos (colegas, superiores, mentor – se aplicável). Nunca se sabe de onde pode surgir a próxima oportunidade, seja uma promoção, um novo projeto, etc.
E lembre-se, em vez de contactar com alguém apenas quando precisa de algo, preocupe-se também em construir um relacionamento.

Por Joana Carvalho

Partilhar

Posts em destaque

29 Novembro 2022
Tudo o que os empregadores querem oferecer e os colaboradores querem receber!
20 Outubro 2022
manter a satisfação, produtividade e retenção nas equipas!